Tratamento personalizado, Agende sua consulta. TEL: 011.5084-6339 Whatsapp: 11 94149 7550
Alameda dos Maracatins 780 conj 2501 Moema São Paulo, SP   

Programa Integrado de
Tratamento da Dor de Cabeça

Tratamento da Dor de Cabeça Personalizado Multidisciplinar

No Headache Center Brasil, você vai se sentir ouvido e receberá atendimento individualizado de profissionais especialistas.

Os especialistas do Headache Center Brasil estão empenhados em encontrar o equilíbrio certo de tratamentos para a sua dor de cabeça.

Uma Abordagem Integrada de Equipe


Neurologia
SAIBA +

Psicologia
SAIBA +

Fisioterapia
SAIBA +

Nutrição
SAIBA +

Odontologia
SAIBA +

Nosso programa de tratamento vai muito além da prescrição de remédios para o alivio momentâneo da dor de cabeça. Nossa neurologista especialista Dra. Thais Villa indica medicamentos específicos e comprovadamente eficazes para o tratamento agudo e preventivo das suas crises de dor de cabeça e enxaqueca, avaliando de perto a eficácia e buscando sempre minimizar possíveis efeitos colaterais.

Programa medicamentoso de tratamento da dor de cabeça

O programa de tratamento medicamentoso é sempre individualizado, de acordo seu diagnóstico, bem como outros fatores-chave, incluindo a sua idade, outras condições médicas, resposta a tratamentos prévios, alergias medicamentosas, interações com outras medicações que você está tomando, e seu desejo e situação de vida.

Nosso programa inclui medicamentos para o tratamento agudo, que devem ser tomados no momento das crises de dor de cabeça, e medicamentos para o tratamento preventivo, que são tomados diariamente para reduzir a frequência, duração e intensidade das suas crises de dor de cabeça e enxaqueca.

Nosso objetivo é ajudá-lo a controlar sua dor de cabeça e enxaqueca. Se suas dores de cabeça ocorrem um ou mais dias na semana, suas crises são incapacitantes, se o tratamento agudo é insuficiente ou ineficaz, ou você tem uma história de uso excessivo de analgésicos, então você deve considerar o tratamento preventivo.

Quando se trata de medicação preventiva, você pode contar com a experiência da nossa neurologista Dra. Thais Villa para determinar os melhores medicamentos e dosagens para os seus sintomas de dor de cabeça e enxaqueca. Pode ser prescrito um único medicamento (monoterapia) ou uma combinação de medicamentos complementares (politerapia). Começamos com a menor dose recomendada e chegamos gradualmente até doses mais elevadas, conforme necessário, o que ajuda a minimizar os efeitos colaterais. Estamos disponíveis para reavaliar o seu tratamento medicamentoso a qualquer momento, não apenas durante as consultas e retornos agendados.

Programa intervencionista de tratamento da dor de cabeça

Bloqueio anestésico

O Headache Center Brasil oferece este tratamento para a dor de cabeça e enxaqueca. Durante este procedimento, uma solução com anestésico local e medicamento anti-inflamatório é injetada próxima aos nervos occipitais, responsáveis pela passagem de impulsos nervosos que transportam sinais de dor para o cérebro ou da medula espinal. O bloqueio anestésico trata agudamente a dor e os efeitos podem durar de alguns dias a semanas. Este tratamento é indicado no início de um tratamento preventivo, principalmente se o paciente faz uso excessivo de medicações analgésicas, e é também utilizado como terapia para crises de dor de cabeça ou enxaqueca prolongadas, quando os analgésicos habituais não funcionam mais.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é indicada para você que tem enxaqueca, e apresenta mais que 15 dias de dor de cabeça por mês, por pelo menos três meses, o que chamamos de enxaqueca crônica. A toxina botulínica é indicada para prevenir as crises de enxaqueca. No Headache Center Brasil a toxina botulínica é uma importante arma terapêutica no nosso arsenal para tratamento preventivo da enxaqueca crônica.
Quando injetada em pontos específicos da testa, dos lados e atrás da cabeça e perto do pescoço e ombros, a toxina botulínica tem sido comprovadamente eficaz para aliviar tanto a frequência e quanto a intensidade das crises de enxaqueca.

Programa psicológico para o controle da dor de cabeça

O Headache Center Brasil oferece a você uma modalidade de atendimento psicológico especialmente criado para ajudá-los a obter o controle da dor de cabeça e enxaqueca. Trata-se do programa psicológico para o controle da dor de cabeça. Este programa reúne técnicas comportamentais que englobam os aspectos biológicos, cognitivos, emocionais, sociais e comportamentais da dor de cabeça, utilizando-se de técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Treinamento em Biofeedback, Exercícios de Relaxamento, Psicoeducação e se necessário orientação familiar e/ou do cônjuge.

Como funciona o tratamento?

O programa é composto de 12 sessões individuais de 50-60 minutos, podendo variar de 1 a 2 sessões semanais. Se houver necessidade de orientação familiar ou do cônjuge, mais sessões são adicionadas ao programa.

O programa envolve basicamente três fases:

A primeira é a psicoeducacional, ou seja, é o momento de você se conhecer melhor e conhecer sua dor de cabeça, aprendendo a identificar os fatores ambientais e emocionais que desencadeiam ou pioram suas crises. Para isto é necessário você manter um diário de dor e de seus sintomas atualizado para levar a todas as suas consultas. No segundo momento, você aprende a identificar e modificar os comportamentos e sentimentos inconscientes que desencadeiam e/ou pioram sua dor de cabeça e para finalizar, aprenderá técnicas para enfrentar e controlar as crises, por exemplo, aprender a relaxar quando estiver em uma situação de estresse.

O apoio psicológico durante a fase de controle da dor de cabeça e enxaqueca é muito importante, e busca trazer a você o apoio necessário para mantê-lo motivado com o tratamento e melhorar possíveis sintomas ansiosos e depressivos.

O programa inicia-se com uma avaliação psicológica do paciente, contendo anamnese detalhada e questionários estruturados que avaliam o impacto da dor de cabeça na qualidade de vida, sintomas ansiosos, depressivos e estresse prolongado. E finaliza com a reavaliação do seu quadro para comprovar a eficácia do tratamento e se há necessidade de sessões adicionais.

Oferecemos atendimento psicológico presencial e Online. Para o atendimento Online é necessário uma (1) sessão presencial a cada três (3) sessões Online.

Outros serviços psicológicos oferecidos pelo Headache Center Brasil

Atendimento psicológico domiciliar e hospitalar

Caso esteja internado ou sem condições de se locomover até a clínica, nossa psicóloga especialista pode ir até na sua residência ou Unidade Hospitalar.

Orientação familiar e de casal

Objetiva minimizar os impactos negativos da dor de cabeça e enxaqueca na sua relação e convivência com a sua familia. Oferecemos informações detalhadas para que seus entes queridos entendam seu sofrimento e as repercussões negativas da dor de cabeça na sua vida, trazendo mais harmonia as relações familiares.

Avaliação neuropsicológica para dor de cabeça

Pessoas com dor de cabeça e enxaqueca podem apresentar esquecimentos recorrentes, desde os mais simples como onde guardaram as chaves de casa, aos mais complexos como compromissos profissionais, conteúdos de provas e/ou concursos, datas importantes, entre outras situações. Isso já aconteceu com você?

Porque isto acontece?

A dor de cabeça, principalmente a causada pela enxaqueca, pode desencadear diversos prejuízos na qualidade de vida, incluindo problemas no rendimento profissional e acadêmico devido à diminuição no desempenho de algumas funções cognitivas, como a capacidade de atenção e memoria.

O que é avaliação neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, tais como: inteligência, atenção, percepção, linguagem, raciocínio, memória, aprendizagem, afeto, habilidades motoras e executivas com o intuito de identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas. Portanto, trata-se da avaliação para identificação de alterações cognitivas e/ou comportamentais, possivelmente associadas à dor de cabeça e enxaqueca. Pode ser indicada para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Como é feita a avaliação neuropsicológica no Headache Center Brasil?

A avaliação neuropsicológica é realizada pela nossa neuropsicóloga especialista no tratamento das cefaleias. No procedimento de avaliação utiliza-se de coleta de dados de anamnese, observação clínica, testes psicológicos padronizados e escalas. Após a coleta dos dados analisa-se detalhadamente a relação entre o comportamento do indivíduo e o funcionamento de seu cérebro, a fim de auxiliar no diagnóstico e na compreensão da extensão das dificuldades cognitivas e qual a relação com a sua dor de cabeça.

Qual o papel da Avaliação neuropsicológica no tratamento da dor de cabeça no Headache Center Brasil?

Através da avaliação neuropsicológica é possível detectar os prejuízos cognitivos e qual a gravidade do quadro. Com estes resultados em mãos, os profissionais especializados podem montar um plano terapêutico com objetivo de restabelecer as funções comprometidas. Considerando todos os aspectos citados, a avaliação neuropsicológica das funções cognitivas de pessoas com enxaqueca e dor de cabeça é recomendada e pode trazer inúmeros benefícios.

Biofeedback

Biofeedback é uma modalidade de terapia não medicamentosa, sem contra indicações e/ou efeitos colaterais. É indicada para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O Headache Center Brasil oferece terapia de biofeedback para sua dor de cabeça e enxaqueca, com o objetivo de auxiliar no processo de controle da dor buscando o equilíbrio entre o tratamento medicamentoso e a modificação no estilo de vida. Com o Biofeedback você tem um papel ativo e fundamental na manutenção de sua saúde.

O que é Biofeedback?

Biofeedback é uma técnica de autocontrole das funções corporais. Atualmente vem se consolidando como uma modalidade terapêutica complementar utilizada em diversas áreas como a medicina e a psicologia. É uma técnica inovadora e moderna muito utilizada em outros países. Basicamente o biofeedback permite ao paciente controlar suas reações corporais obtendo a redução da frequência e intensidade e/ou até mesmo total controle de uma crise de dor de cabeça.

A técnica consiste em utilizar equipamentos eletrônicos que lhe auxilie a regular suas reações fisiológicas e emocionais ampliando sua autoconsciência, integrando funcionamento do corpo e da mente. O biofeedback fornece em tempo real informações sobre o funcionamento corporal (frequência cardíaca, temperatura da pele, sudorese, tensão muscular, pressão arterial e as atividades do cérebro). Os sinais corporais são captados, processados eletronicamente e o você recebe esse feedback na tela de um computador. A técnica vem se mostrando eficaz no tratamento de diversas condiçoes, tais como: dor de cabeça e enxaqueca, ansiedade, estresse crônico, dificuldades de atenção e concentração, síndrome do pânico, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), transtornos do humor e quadros depressivos, fobias e distúrbios do sono.
No tratamento da enxaqueca e dores de cabeça o biofeedback é uma terapia com eficácia comprovada através de estudos científicos, que demonstram resultados positivos na redução e mesmo controle da dor.

Como funciona a terapia em Biofeedback para enxaqueca e dor de cabeça?

Através de aparelhos eletrônicos ligados a diferentes partes do corpo você pode visualizar e monitorar seus sinais corporais aprendendo a controlar os que estiverem alterados, provocando e/ou piorando as crises de dor, como a tensão muscular e o aumento da temperatura do corpo, por exemplo.

Com o tratamento completo indicado e acompanhado pelo especialista você aprende gradualmente a reconhecer e modificar as sensações corporais ligadas a dor. Quando isto acontecer, é possível usar a técnica que aprendeu a qualquer momento e em qualquer lugar, sem a necessidade dos aparelhos.

Através destas técnicas bem definidas, o atendimento psicológico pode oferecer a você ferramentas para diminuir a frequência e intensidade da sua dor de cabeça e enxaqueca, lhe trazendo de volta uma vida com mais equilíbrio e bem estar.

Fisioterapia e Dor de Cabeça e Enxaqueca

A relação da fisioterapia com a dor de cabeça e enxaqueca vem sendo cada vez mais estudada e hoje várias pesquisas definem os benefícios que o programa de atendimento pode trazer para o controle das suas crises, já que pessoas com enxaqueca tem maiores disfunções musculares, sendo elas principalmente as craniocervicais, os pontos gatilhos faciais e um aumento da sensibilidade muscular dessas regiões.

No Headache Center Brasil apresentamos um conceito diferenciado da fisioterapia para o tratamento da enxaqueca e dor de cabeça, baseado nos mais recentes estudos científicos na área, buscando incluir na sua rotina diária condições que contribuam para a redução da frequência, duração e intensidade da sua dor de cabeça.

Exercício aeróbico e enxaqueca

Estudo realizado pela fisioterapeuta Ms. Michelle Santiago e pela Dra. Thaís Villa do Headache Center Brasil comprovou que a terapia profilática medicamentosa, em pacientes com enxaqueca crônica, demonstrou-se efetiva em todos os parâmetros avaliados (frequência, duração e intensidade da dor de cabeça) no entanto em associação com o exercício aeróbico prescrito de forma individualizada, sua eficácia foi significativamente maior nos parâmetros frequência, duração e intensidade da enxaqueca e índice de massa corporal.
Com base nesta pesquisa, aqui no Headache Center Brasil como parte do tratamento você será orientado e acompanhado de forma individualizada na pratica desta modalidade.
Técnicas de massagem, alongamento, relaxamento e enxaqueca:
No Headache Center Brasil, nossa fisioterapeuta, de acordo com a avaliação previa dos pontos musculares gatilhos, irá realizar técnicas especificas de relaxamento, massagem e alongamento muscular visando uma maior conscientização corporal e respiratória, de forma a se atingir o máximo de equilíbrio físico e emocional, melhorando desta forma sua qualidade de vida.
Estas técnicas irão favorecer uma melhora do alinhamento postural, da mobilidade da região cervical e diminuição da dor, já que pesquisas confirmam que pessoas com enxaqueca apresentam maior risco para essas condições clinicas quando comparadas com pessoas sem enxaqueca.

Estimulação elétrica nervosa transcutânea e enxaqueca:

Para completar nosso programa de atendimento para sua enxaqueca, o Headache Center Brasil também oferece a modalidade de tratamento que utiliza uma corrente elétrica para prevenir e diminuir sua dor de cabeça que é a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS).

O método, não invasivo, tem finalidade analgésica e é amplamente usado para o tratamento de dores crônicas. A técnica consiste em colocar os eletrodos sobre a pele do paciente que emitem uma corrente elétrica de baixa intensidade.
Portanto, com o uso do TENS conseguimos estimular os opióides endógenos (endorfinas e encefalinas), que são substancias inibidoras da dor, produzidas no cérebro.

Programa fisioterapêutico para o controle da dor de cabeça

No Headache Center Brasil, parte do tratamento da dor de cabeça é feito através de um programa de atendimento fisioterapêutico para o controle das crises de dor. Juntamente com o tratamento médico, a fisioterapia participa do seu processo de reequilíbrio e busca por mais saúde e bem estar, com o objetivo de reduzir a frequência (número de dias de dor no mês), duração e intensidade da sua dor de cabeça e enxaqueca. O programa de atendimento fisioterapêutico será composto de: avaliação; aplicação de questionários; aplicação e prescrição de técnicas de massagem, alongamento e relaxamento específicos; e recurso eletroterapêutico (Estimulação elétrica nervosa transcutânea) adequadas para o controle da dor e orientações individuais sobre a prática do exercício aeróbico.

O tratamento

O programa fisioterapêutico para o controle da dor de cabeça oferecido pelo Headache Center Brasil tem duração de 3 meses, sendo agendada 1 sessão por semana.

No início do programa, o paciente passa por uma avaliação completa com a nossa fisioterapeuta especialista, onde será realizada uma avaliação (história clínica, sinais e sintomas), aplicação de questionários específicos e será prescrita a utilização de recursos para a crise aguda e prevenção da dor de cabeça e enxaqueca.

A fisioterapeuta trabalhará no desenvolvimento de um plano personalizado (adequado às necessidades individuais, objetivos e perfil pessoal), incluindo recursos que possuem, de forma comprovada, atividade benéfica no controle das crises de dor de cabeça (redução da duração, intensidade e frequência das crises).

Nutrição e Dor de Cabeça e Enxaqueca

A relação da nutrição com a dor de cabeça e enxaqueca vem sendo cada vez mais estudada e hoje se conhece os beneficios que a alimentação pode trazer para o controle das suas crises. A intervenção nutricional não deve se limitar apenas à restrição dos alimentos conhecidos como gatilhos de dor de cabeça. No Headache Center Brasil apresentamos um conceito diferente do uso da nutrição para tratamento da enxaqueca e dor de cabeça, , baseado nos mais recentes estudos científicos na área, buscando incluir na sua alimentação nutrientes específicos que contribuam para a redução da frequência e intensidade da sua dor de cabeça, evitando também a obesidade ou a desnutrição, fatores conhecidos de piora da enxaqueca.

Obesidade e enxaqueca:

No Headache Center Brasil, os profissionais se preocupam com a comprovada relação entre obesidade e enxaqueca. Sabe-se hoje que uma pessoa com enxaqueca, que apresenta um IMC (índice de massa corpórea) acima de 30kg/m2 (quadro de obesidade) está mais suscetível a apresentar crises de dores mais intensas e frequentes. Por esse motivo, a reeducação alimentar é trabalhada com todos os pacientes atendidos pela nossa nutricionista especialista em dor de cabeça, com o intuito de atuar no seu equilíbrio corporal e lhe proporcionar mais qualidade de vida.

Gatilhos alimentares: Eles existem mesmo?

Eles existem sim. Gatilho alimentar é qualquer alimento que pode desencadear uma crise de dor de cabeça, e esse assunto é tratado com muito cuidado no Headache Center Brasil. A nutricionista precisa fazer em sua anamnese a identificação dos possíveis gatilhos alimentares que você possa apresentar. Um alimento só deve ser retirado do plano alimentar mediante uma queixa que o relacione diretamente à crise de dor. Normalmente, há uma retirada abrupta e indiscriminada de todos os possíveis gatilhos alimentares, como chocolate, cafeína, leite e derivados, adoçantes, frutas cítricas, glutamato monossódico, entre outros. Retirar todos esses alimentos não garantem uma melhora do controle da dor, por isso, aqui no Headache Center Brasil, os gatilhos são muito bem estudados e avaliados junto com você. Nosso objetivo é fornecer um plano alimentar individualizado que ajude no controle e prevenção das crises, e que, além disso, seja agradável e incentive o paciente a manter o tratamento.

Programa Nutricional para o controle da dor

No Headache Center Brasil, parte do tratamento da dor de cabeça é feito através de um programa de atendimento nutricional para o controle das crises de dor. Juntamente com o tratamento médico, a nutrição participa do seu processo de reequilíbrio e busca por mais saúde e bem estar, com o objetivo de reduzir a frequência (número de dias de dor no mês) e intensidade da sua dor de cabeça e enxaqueca. O programa trabalha os pilares essenciais do acompanhamento nutricional: anamnese completa, avaliação antropométrica, exames bioquímicos, plano alimentar individualizado, orientações individuais e prescrição de suplementos e fitoterápicos se necessário.

O tratamento

O programa nutricional para o controle da dor de cabeça oferecido pelo Headache Center Brasil tem duração de três meses, com quatro consultas agendadas a cada 30 dias.

No início do programa, o paciente passa por uma avaliação completa com a nossa nutricionista especialista onde será realizada uma anamnese completa (história clínica, sinais e sintomas, hábitos alimentares e de vida), uma avaliação antropométrica (peso, altura, circunferências, dobras cutâneas, cálculo do percentual de gordura corporal, índices ideais), aplicação de um questionário alimentar (frequência qualitativa e quantitativa dos alimentos) e solicitação de exames bioquímicos. O tratamento investiga os gatilhos alimentares de dor e trabalha com base nesse diagnóstico.

A nutricionista trabalhará no desenvolvimento de um plano alimentar personalizado (adequado às necessidades individuais, objetivos e perfil nutricional), incluindo alimentos que possuem, de forma comprovada, atividade benéfica no controle das crises de dor, como alimentos ricos em magnésio, coenzima Q10, vitamina B2 entre outras vitaminas e minerais.

Odontologia, Dor de Cabeça e Enxaqueca

São frequentes as dúvidas quanto a relação das dores de cabeça e da enxaqueca com a posição dos dentes, alterações na mordida e a presença do bruxismo – o ato de ranger ou apertar os dentes de dia ou de noite.
No Headache Center Brasil o paciente será avaliado por um dentista especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial, com especialização em cefaleias, quanto as suas dores faciais e na região da articulação temporomandibular; além da presença do bruxismo e de outros hábitos nocivos como morder os lábios e bochechas, mastigar canetas, mascar chicletes com frequência. Todas essas condições e comportamentos estão mais presentes em pessoas que sofrem com enxaqueca e enxaqueca crônica, e se não avaliados e tratados de maneira adequada, integrada e dentro de um tratamento multidisciplinar, podem ser fatores de cronificação e manutenção da dor de cabeça. Receberá também informações quanto a sua condição – e é muito importante que você entenda sua doença, sintomas e complicações – evitando assim diversos tratamentos odontológicos invasivos, desnecessários e que podem atrapalhar o seu tratamento da dor de cabeça.

Programa Odontológico para o controle da dor de cabeça

O programa odontológico para o controle da dor de cabeça oferecido pelo Headache Center Brasil tem como objetivo principal dar suporte ao tratamento neurológico e multidisciplinar nas condições que dizem respeito a Odontologia – diagnóstico e tratamento das dores faciais, Disfunção Temporomandibular (DTM), bruxismo diurno e noturno e outros hábitos nocivos, além de orientações especificas que resultam em maior qualidade de vida. O tratamento é individualizado e baseado nas modalidades citadas abaixo:

Estimulação elétrica nervosa transcutânea e Laserterapia

Tanto o tratamento com estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) quanto a Laserterapia apresentam finalidade analgésicas, sendo o último capaz de apresentar também ação anti-inflamatória. São tratamentos seguros, indolores e não invasivos, podendo ser utilizados no controle das disfunções temporomandibulares (DTM’s) e dores faciais em pacientes com enxaqueca e enxaqueca crônica.

Tratamento LIVA

Trata-se de um tratamento inovador, baseado nos conceitos de biofeedback, criado para controlar o bruxismo de vigília, ou o hábito de tocar, apertar ou ranger os dentes durante o dia. A maioria dos pacientes que apresentam esse tipo de bruxismo não tem consciência que o fazem. O bruxismo de vigília é atualmente considerado um fator de risco para a perpetuação da dor de cabeça e seu diagnóstico e tratamento eficaz tem sido relacionado ao melhor controle das cefaleias. O tratamento tem duração de 3 meses.

Toxina Botulínica

Tratamento de primeira linha da enxaqueca crônica, a toxina botulínica também é uma arma terapêutica importante para os pacientes que apresentam dores faciais e bruxismo associados as crises frequentes de dor de cabeça. Seu mecanismo de ação se dá ao reduzir a liberação de neurotransmissores que são responsáveis por gerar e manter dores crônicas.

Dispositivo Interoclusal / Placa de Bruxismo

O bruxismo do sono – ato que consiste em apertar ou ranger os dentes durante o sono – é um sintoma muito comum em pacientes com enxaqueca crônica. Muitos destes pacientes chegam a quebrar dentes e restaurações. Consiste em uma placa obrigatoriamente rígida confeccionada sob medida para pacientes que apresentam este sintoma.
O programa odontológico de tratamento da dor de cabeça é parte fundamental do nosso modelo de tratamento integrado e multidisciplinar. A avaliação odontológica especializada é essencial para o diagnóstico e controle de todos os possíveis sintomas associados a sua enxaqueca e enxaqueca crônica, reduzindo a intensidade e frequência da sua dor de cabeça

Comece agora a jornada para ter menos dor de cabeça. Viva de maneira plena novamente!

QUER AGENDAR UMA CONSULTA?
Deixe seu nome, e-mail e número de celular que entraremos em contato.